Como aumentar a produtividade nos estudos? Entenda

Conheça alguns métodos que podem ajuda-lo a aumentar a combater a procrastinação e ter mais sucesso com seus objetivos.

Quem esta se preparando para um concurso sabe da importância de se dedicar aos estudos diariamente. No entanto, em uma era de tantas distrações, nada mais comum do que desviar o foco e buscar inúmeras justificativas para deixar para amanhã.
A procrastinação é uma questão que atrapalha muitos concurseiros. Para quem nunca ouviu falar no termo, procrastinar significa não realizar tarefas necessárias quando necessitam ser feitas. As causas que levam a procrastinação são inúmeras e podem estar ligadas à falta de clareza com relação aos objetivos, desorganização e dificuldades na hora de estabelecer prioridades. Quem procrastina, além de não conseguir atingir os resultados pretendidos, costuma terminar o dia frustrado. Por isso é preciso ter atenção quando o “deixar para depois” torna-se um hábito em sua rotina de estudos.
Para combater a procrastinação e aumentar a produtividade na hora de estudar, existem diversos métodos que podem te ajudar. Mas antes de contarmos um pouco sobre cada um deles, vale atentar para alguns passos que podem te indicar o caminho:
– Procure clareza nas suas atitudes
Afinal, por quais motivos você esta prestando um concurso? Esses motivos são seus ou decorrem de terceiros? Você está certo quanto a sua decisão de prestar um concurso?
Pode parecer bobagem, mas durante uma rotina de estudos, muito da nossa motivação vai se desgastando e consequentemente nossos objetivos vão perdendo a clareza. Por isso, é sempre bom retomar a motivação inicial que lhe fez tomar essa decisão, a fim de resgatar os estímulos para continuar focado nos estudos.
– Organize sua rotina através de pequenas metas
Para ter êxito em um concurso e conseguir a vaga almejada, o caminho é longo. Por isso, para se manter motivado, é importante criar metas menores ao longo do caminho. Procure criar metas semanais ou diárias e ao executá-las saiba se parabenizar. Uma boa dica é estabelecer um número de horas a se dedicar aos estudos por dia ou por semana. Lembre-se sempre que é mais importante de que essa meta seja exequível do que grandiosa.
– Reveja sempre seu planejamento
Procure sempre ir avaliando os seus resultados ao longo do caminho e vá mudando as suas estratégias. Se perceber que estudar cinco horas por dia não esta rendendo para você, diminua a sua carga horária, no entanto, faça valer a pena o tempo em que estiver dedicado aos seus estudos.
Métodos para aumentar a produtividade
– Pomodoro
 Criado por Francesco Cirillo, no início da década de 90, o método é bastante simples e indicado para quem tem muita dificuldade em se concentrar. A técnica consiste em configurar um cronometro em 25 minutos (“um pomodoro”) e durante esse tempo executar uma única tarefa, sem interrupções. Finalizado o período de 25 minutos, é necessário fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodoros é recomendável que se faça uma pausa maior (15/30 minutos). Além de ser bastante simples, o método pomodoro possui a vantagem de que, por ser executado em pequenos intervalos de tempo, possibilita uma maior facilidade para se concentrar.
– “Getting the things done”
Famoso método idealizado por David Allen, o  “Getting the Things Done” ( “Deixando as coisas feitas”) é uma técnica onde um objetivo maior é fragmentado em tarefas menores que levam à sua execução.  Trata-se de um processo que estimula estabelecer prioridades, além de evitar o estresse e a sobrecarga de administrar o que deve ser feito a cada momento.
– “Don’t break the chain”
O método criado pelo famoso comediante americano Jerry Seinfield consiste em marcar em um calendário os dias em que você conseguiu realizar as tarefas em que se propôs. As marcas devem ser coloridas e servem de motivação para que você não quebre a corrente e continue fazendo o que deve ser feito.
Não é preciso seguir um método único para melhorar sua concentração. O ideal é ir testando novos métodos e avaliando a eficácia de cada um deles no seu dia a dia. O importante é se manter motivado e em ação, trabalhando sua concentração e foco diariamente.
Fonte: www.concurseirosunidos.org